A Avaliação Psicológica no domínio da Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, procura identificar o potencial pessoal e competências de candidatos/trabalhadores e a sua adequação ao contexto profissional onde se desenrola o seu papel profissional. Esta avaliação serve de suporte à tomada de decisão quanto a admissões, promoções internas, reconversão de funções ou, até, à transição para outra área de trabalho.

A Conduzir Com Saúde- Centro de Avaliação Médica e Psicológica tem ao dispor das Organizações  o apoio Técnico necessário para objectivar a elaboração de Perfis Funcional de cada posto trabalho, avaliando o perfil psicológico de cada elemento, usando técnicas e instrumentos cientificamente validados ajustados ao Perfil que procuramos para cada Organização.

A nossa proposta de trabalho destina-se a pesquisar e identificar  as características mais adequadas – Formação Académica e Conhecimentos, Competências, Experiência -Hard Skills, o Perfil Psicológico, psico-cognitivo e psico-motor, personalístico, motivacional e de saúde Mental – Soft Skills – necessários ao perfil trabalho e à prossecução dos objectivos da empresa para posto de trabalho especifico.
Parte-se da análise da experiência profissional passada e outras experiências relevantes (académicas e pessoais), que  permitirão recolher informações relevantes sobre as competências e capacidades do profissional em questão, para objetivarmos a nossa avaliação nas capacidade psicológicas – psico-cognitivas e psicomotora que melhor predizem a capacidade e perfil psicológico para o desempenho das funções trabalho em análise.

Objectivos de Intervenção:

· Elaborar em conjunto com as organizações o Perfil da Função, Competências Chave – Soft Skills e Hard Skills;

. Identificar e Minorar as fases críticas de um Processo de Selecção, visando assegurar a sua Eficácia e Eficiência;

· Optimizar os mecanismo de trabalho nas Organizações através da correta distribuição dos papeis laborais em função dos perfis funcionais dos Recursos Humanos existentes – A Pessoa Certa no Lugar Certo;

· Contribuir para o sucesso do funcionamento das organizações e do Bem-Estar organizacional – Coaching e Supervisão.

Exemplos de Ações:

· Elaboração do Perfil de Exigências;

· Criar um Perfil Psicométrico (Personnel Specification);

· Entrevista de Pré-selecção;

· Provas de Grupo e Role-Play;

· Técnicas de Sociodrama aplicado ás organizações;

· Instrumentos Psicométria;

· Avaliação Médica dos perfis físicos, mentais e comportamentais dos candidatos;

· Aferição da Motivação dos Candidatos para as funções- Entrevista Psicológica.