Cartas de Condução

Quando Preciso Renovar a minha Carta de Condução?

Com os novos prazos de validade para Cartas de Condução Aplicável inscritas no Dec.Lei 151/2017 de 7 de Dezembro e Dec.Lei 37/2014 que Regulamentam a Habilitação Legal de Condução (RHLC), as cartas renovam-se em idades fixas independentemente da data em que as categorias são obtidas a primeira vez. Existem diferentes prazo de validas conforme o tipo de carta e ano de emissão das mesmas.

Consulte já todas as informações aqui >

A ConduzirComSaúde através das suas Delegações no Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Ponte de Lima Braga, Coimbra e Palmela realiza o seu Teste Psicotécnico e consulta para emissão do Atestado Médico Eletrónicos para Obter ou Renovar a sua carta condução Grupo 1 (A1 A2 AM A, B1 B BE) ou Grupo 2 (C1C D1D C1E CE D1E DE -B táxi, B veiculo prioritário, B veículo transporte coletivo crianças TCC). o Consulte a tabela de revalidação por data de emissão da carta condução e ano de de nascimento do condutor, para estas categorias.
Tabela 1 – Cartas Condução do Grupo 1 (Motociclos e Ligeiros)

Tabela 2 – Cartas Condução do Grupo 2 (Pesados mercadorias, passageiros e Ligeiros Profissionais diversos)


Se tiver carta de Pesados Passageiros e Pesados Mercadorias, perco a habilitação para as mesmas aos 65 anos?

De acordo com a Regulementação Habilitação de Condução em Vigor (2017), poderá manter as categorias pesados de passageiros e pesados mercadorias com reboque (sem limite de peso) até aos 67 anos de idade (até ao dia anterior ao aniversário). Depois desta idade mantêm, caso tenha efectuado a renovação da carta de pesados aos 65 anos, as categorias de pesados mercadorias (C1C C1E) até aos 70 anos, renovadas posteriormente pelo prazo máximo de 2 em 2 anos.


Quem pode Certificar Psicologicamente e do Ponto de Vista Médico os Condutores?

Os Exames Psicológicos – psicotécnico, e Médicos – atestado médico, são passados por psicólogo inscrito com nº Ordem dos Psicólogos Portugueses e Médico em Exercício de Profissão que seja conhecedores dos Decretos Lei em Vigor nessa matéria,bem como por entidade indicada pelo IMT.


Vou Tirar Cartão Motorista Táxi – CM Táxi/Cap Táxi a primeira vez. O que preciso fazer?

Existem pré requisitos para tirar o curso inicial de Motorista Táxi. O curso tem a duração de 200 horas e deve ser emitido por entidade acreditada pelo IMT para o fazer. São necessários a entrega:
– Fotocópias dos Documentos Pessoais: BI/CC, Cara Condução, NIF (nº contribuinte)
– Registo Criminal;
– Comprovativo Averbamento Grupo 2 – Veículos Táxi ( Obriga a realização Testes Psicotécnico e Emissão Atestado Médico ) – Ligue ConduzirComSaúde – 707 20 13 26 ou solicite contacto.


O que é preciso para Poder ser Motorista de Crianças?

Para possuir habilitação para estas funções o enquadramento legal em vigor obriga à frequência curso de qualificação de aptidões para motorista de Transporte Coletivo de Crianças (TCC) – 35 horas, válido por 5 anos.
Pré-requisitos para poder frequentar o curso TCC:
– Certidão Registo Criminal;
– Certificado Aptidão Médica e Psicológica – Psicotécnico e Atestado Médico Motorista.

A Carta Condução Grupo 2 – Veículos Transporte Coletivo Crianças, tem a mesma validade que o Cursos Qualificação Motorista TCC?

Não. A validade das cartas condução com Grupo 2, possibilitam conduzir veiculo afeto ao transporte de crianças, veículos prioritários ou transporte passageiros aluguer (táxi) e renovam-se em idades fixas determinadas conforme a Lei determina ( eg. 40, 45,50, 55, 60, 65 70 , e 2 em dois anos, salvo exceções).
O Cartão de qualificação Profissional Motorista TCC, obedece a um período de validade de 5 anos, a contar da data do aproveitamento no curso ministrado.
As Validades destes 2 documentos (Carta Condução e Cartao de Motorista) só andaram com mesmo prazo de validade se o condutor realizar o curso motorista nas idade previstas por lei para renovação cartas condução do Grupo 2.

Recursos Humanos

O que são testes psicotécnicos?

Os testes são uma forma de seleccionar candidatos utilizada, geralmente, antes da entrevista. Podem ser considerados como um conjunto de exercícios, propostos ao candidato, para medir e avaliar aspectos importantes para o desempenho da função, como sejam o desenvolvimento mental, as aptidões, habilidades e conhecimentos.
Os testes psicotécnicos são usados no meio organizacional e do trabalho, mas também para verificação de competências para determinar funções (e.g. operar máquinas ou conduzir autocarros ou viaturas de transporte de mercadorias, pilotagem de avião, etc)
De acordo com o perfil de competências definidos para as funções do trabalho/papel laboral são selecionados um conjunto de provas – psicométricas – que vão avaliar competências psicológicas correlacionadas com as competências que a tarefa em concurso/avaliação requerem. Por exemplo bom raciocínio matemático ou mecânico, capacidade psicomotora para efectuar movimentos técnicos com mão – coordenação mão-pulso (tapping), capacidade de atenção focalizada, etc.

Certificação Competências

O que necessito para poder ter licença porte arma?

Os pedidos de concessão de licenças de uso e porte de arma das diversas classes de armas são formulados através de requerimento, documentação pessoal, justificação de pretensão, bem como certificado de aprovação para o uso e porte de arma.
A avaliação médica é obrigatória para a passagem da certidão pelas entidades competentes, Direcção-Geral dos Recursos Florestais e pela Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública.

Tem outras dúvidas ou questões que pretende ser esclarecido/a? Fale connosco.